Como usar uma tico-tico

 

Uma tico-tico é a ferramenta mais fácil para fazer trabalhos de bricolagem. Até crianças podem trabalhar com uma tico-tico com a devida supervisão. É a ferramenta elétrica mais engenhosa que você encontra para trabalhar com madeira. É a ferramenta elétrica multifuncional mais fácil, segura e barata. Portanto, pode-se dizer que é a melhor ferramenta para desempenho geral. E é aqui que você pode aprender a usar uma tico-tico.

Problemas de segurança

Mesmo sendo a ferramenta mais segura entre todas as outras, ainda assim, é uma ferramenta elétrica, afinal. Então, precisamos tomar algumas medidas de segurança. Mantenha seus óculos de segurança ao trabalhar com a serra. Em alguns casos, é necessário colocar uma máscara de proteção, porque algumas madeiras podem produzir uma enorme quantidade de poeira durante o corte. Portanto, usar uma máscara de pó será ideal para o usuário. Uma tico-tico é ideal para cortar vários tipos de materiais. Você pode cortar madeira, metal, laminado, plástico, PVC, aço, fibra de vidro, drywall, azulejos e muito mais. Podemos fazer cortes em todos eles em diferentes formas, tamanhos e espessuras com o tipo correto de lâmina. Você pode até fazer cortes chanfrados, curvados e chanfrados com a tico-tico.
O principal aspecto crucial do uso de uma tico-tico é escolher a lâmina certa para o trabalho certo e o tipo certo de corte que você deseja fazer. Existem várias variedades de diferentes tipos de lâminas disponíveis para uma tico-tico. Eles variam em comprimento, dentes, haste, tamanho e materiais usados ​​para o corte.

Haste: Existem duas variedades de hastes disponíveis para a tico-tico. São haste em forma de U e haste em forma de T. A escolha do tipo de haste afetará seu ritmo de trabalho. Portanto, antes de comprar seu quebra-cabeça, leia o manual do usuário para saber se é adequado para o seu trabalho ou não. Também é necessário informar que alguns dos modelos de quebra-cabeças permitem os dois tipos de lâminas da haste.

Haste em T : Uma lâmina em H tem dois entalhes em volta do pescoço para segurar com a serra. Você deve colocá-lo dentro da serra através do lado inferior da sapata / base da serra. Ao colocá-lo no lugar certo, você ouvirá um clique. Isso garantirá que a lâmina esteja na pista. Para remover a lâmina, basta puxar a alavanca de liberação rápida e puxar a lâmina para fora. Verifique se o cabo da serra está desconectado ou se a bateria foi removida antes de trocar a lâmina.

gabarito-serra-t-haste
Haste em U : a lâmina em haste em U tem um único entalhe no centro. Você precisa instalá-lo na serra com alguma chave inglesa ou chave de fenda. Você terá que fazer o mesmo que fez com a lâmina com haste em T antes de remover a lâmina.

TPI: A forma completa de TPI é de dentes por polegada. É um termo muito importante para todo usuário de serra. Significa o número de dentes que a lâmina possui em cada centímetro. Lâminas com menos dentes proporcionam um corte áspero. Por outro lado, uma lâmina com mais dentes fornecerá um corte mais fino e suave. Para cortar substância dura, você precisa usar as lâminas mais dentadas, como 24 TPI. Lâminas com menos dentes produzirão cortes mais rápidos, porém irregulares. E a lâmina que tem mais dentes cortará lenta mas suavemente. Além disso, mais lâminas dentadas são ideais para o corte de curvas. Você pode usar lâminas de 20 TPI em média para cortar curvas apertadas.

Também existem lâminas com os dentes para cima e para baixo. Lâminas para cima farão o corte em um movimento para cima. Da mesma forma, as lâminas para baixo farão o corte em movimentos para baixo. Existe um terceiro tipo de lâmina chamado lâminas de corte duplo. Essas lâminas têm os dentes em ambas as direções, proporcionando cortes mais rápidos e limpos.

Para cortar ladrilhos ou cerâmica, use uma lâmina de cerâmica com grão de metal duro. Esta lâmina é desdentada. Aplique água na área de corte frequentemente para lubrificar a serra. Se você cortar um material muito mais espesso, poderá ser necessário aplicar óleo como lubrificante. Há um limite na espessura da capacidade de corte de uma tico-tico. Você pode cortar materiais espessos de ¼ de polegada com uma tico-tico.

Para cortar plásticos e PVC ou laminados ou materiais de madeira, você precisa de uma lâmina de aço carbono.

lâmina de aço-carbono
Certifique-se de seu material de corte e sua lâmina antes de estragar tudo.

Para cortar materiais metálicos, você não pode usar essas lâminas comuns. Porque o metal é mais difícil de cortar. Então você tem que usar lâminas bimetálicas para esta tarefa.

lâmina bimetálica
Eles são feitos de aço mais forte e corpo mais flexível, o que os torna fortes e mais difíceis de quebrar.

Como trabalhar com uma tico-tico


Comece apertando sua peça de trabalho. Isso é para garantir que você trabalhe melhor. Imagine todo o seu trabalho com defeito apenas porque você estava com preguiça de prender sua peça. Portanto, não cometa este erro. Apenas prenda seus materiais de trabalho. Não lhe causará nenhum dano.

Depois vem o fato de conhecer seu corpo e tipos. Eles variam de várias maneiras. Algumas marcas possuem serras sem fio que funcionam com bateria. Algumas serras ainda têm cabos para alimentá-las. As serras sem fio são mais fáceis de trabalhar, pois há menos problemas para se concentrar. Você não precisa se preocupar em manter o fio a uma distância segura e em um local confortável.

Outra coisa importante a lembrar para todos os marceneiros é que nunca se apresse enquanto corta com uma tico-tico. Definitivamente, isso dará a você um acabamento ruim e criará problemas extras com trabalho defeituoso ou lâmina quebrada ou dobrada, etc.

Para cortar curvas apertadas, lembre-se de que você deve mover a parte traseira da serra, não a lâmina frontal. Use lâminas finas para fazer linhas curvas, desenhos ou qualquer coisa que desejar.

Tome especial cuidado com a lâmina de serra ao cortar materiais espessos. Porque as lâminas de serra de vaivém tendem a dobrar quando cortam substâncias com muita densidade. Para isso, você deve escolher sabiamente o tipo certo de lâmina para o seu trabalho. Geralmente, você pode cortar coisas com espessura como 2X4s.

Você deve estar ciente do fato de que, ao cortar com uma tico-tico, você deve aplicar uma leve pressão na serra para avançar com seu corte. Mas você também deve saber que nunca force a lâmina a fazer o corte. Uma tico-tico corta o movimento para cima e para baixo. Portanto, aplicar pressão excessiva à lâmina pode causar incidentes, como flexão da lâmina e corte irregular. Às vezes, forçar a lâmina também pode resultar em parti-la no meio do corte. Portanto, tenha cuidado antes de aplicar pressão na lâmina.

Algumas das serra de vaivém e também as serras alternativas vêm com o recurso de corte por ação orbital. No modo de corte orbital, sua lâmina também se moverá para frente e para trás com seus movimentos normais de cima para baixo. O uso desse recurso tornará seu corte muito mais rápido. Mas isso também lhe dará um corte irregular e irregular. Você deve pensar antes de usar esse recurso.

Se você deseja projetar seu trabalho, uma tico-tico é a ferramenta ideal para você. Mas há um pequeno problema em fazer isso. Como começar a curvar qualquer desenho se precisar iniciá-lo a partir de um ponto distante da borda? Para esse problema complicado, existe uma solução muito fácil. Basta fazer um furo dentro do seu projeto e, em seguida, colocar a lâmina de serra nele e começar a curvar. Faça o furo um pouco maior que a largura da sua lâmina.

Agora vamos discutir como fazer seus cortes retos. Primeiro de tudo, você pode desenhar uma linha com uma aresta reta e lápis. Borda reta tem suas bordas com precisão retas. Outra maneira de fazer cortes retos é usar a guia de corte que normalmente acompanha a serra. Esta ferramenta foi criada para ajudá-lo a cortar cortes retos precisos. Há outra ferramenta que você deve ter na sua caixa de ferramentas: um quadrado do império. Não apenas irá ajudá-lo a cortar reto, mas também irá ajudá-lo a fazer ângulos perfeitamente precisos.

Finalmente, uma tico-tico é uma ferramenta muito importante e fácil de usar para qualquer pessoa, com experiência ou não. Se você sabe como usar uma tico-tico corretamente, pode literalmente cortar qualquer coisa facilmente. É comparativamente menos arriscado e mais versátil de usar do que as outras ferramentas. Na minha opinião, esta é uma ferramenta que todos deveriam ter em sua oficina de carpintaria.