Como usar uma serra circular para iniciantes

Uma serra circular é uma ferramenta de corte super versátil que pode cortar objetos diferentes facilmente. Mas muitos de nós hesitam em comprar essa ferramenta incrível por falta de informações e pouca ou nenhuma idéia sobre o uso adequado de uma serra circular .

Bem, se for o caso, então este artigo pode ser seu salvador.

Aqui, discutimos não apenas como usar uma serra circular de maneira eficaz e sem esforço, mas também falamos sobre o uso de serras circulares , cortes diferentes e métodos para ajudá-lo em seus inúmeros projetos de bricolage.

Portanto, sem mais delongas, vamos começar a composição sobre como usar uma serra circular .

Como instalar uma lâmina de serra circular?


Uma das ferramentas de corte mais confiáveis ​​e versáteis disponíveis no mercado atualmente é a serra circular. Sua lâmina é afiada, pode executar diferentes cortes com ângulos e é fácil de instalar ( embora possa parecer difícil à primeira vista ).Para instalar uma lâmina de serra circular, a primeira coisa que você deve fazer é obter a lâmina certa. Isso ocorre porque essas serras são fornecidas em vários tipos e vários tamanhos de lâminas e um tipo ( ou tamanho ) errado de lâmina pode não se encaixar na serra ou, se ela se encaixar de alguma forma, não fornecerá o resultado desejado.

Quando você obtém a lâmina perfeita e deseja instalá-la, nunca hesite em tomar as devidas precauções de segurança – não se esqueça de desligar o plugue ou retirar a bateria ( no caso de uma serra circular compacta ou sem fio ), como ligar acidentalmente o ferramenta pode cortar os dedos e causar danos graves. Além disso, aguarde alguns minutos após remover o plugue ou a bateria, para drenar toda a energia e eliminar qualquer risco adicional.

Agora é hora de começar. Mesmo que o manual de instruções da sua serra seja a melhor fonte de informação, ainda o discutiremos aqui caso você tenha perdido o seu. Primeiro, trave o eixo pressionando o botão de travamento.

Segure o botão de trava enquanto usa uma chave para remover os parafusos da lâmina e abra a proteção inferior depois que os parafusos forem removidos. Agora, pegue sua lâmina com cuidado e coloque-a na serra, certificando-se de que os dentes da serra estejam voltados no sentido de rotação.

Depois de colocar a lâmina na serra circular, coloque a proteção inferior no lugar e aperte o parafuso para que a lâmina fique bem travada e não imponha nenhum risco de sair enquanto você estiver usando a serra.O mesmo processo também é aplicável para trocar a lâmina da serra. Você só precisa retirar a lâmina usada e inserir uma nova para experiências de corte sem paralelo.

Como cortar com uma serra circular?

Uma serra circular de excelente qualidade não só fornece portabilidade e eficiência ( corte na metade do tempo que outras serras ); também pode surpreendê-lo com suas diferentes habilidades de corte. Do corte de madeira e madeira compensada ao corte de placas de PVC e rip, você pode usá-lo em quase tudo de maneira eficaz. Além de cortar objetos diferentes, a melhor serra circular também pode executar cortes versáteis – retos, circulares, quadrados e cortes com ângulos chanfrados. Você só precisa saber como executar cada corte e está pronto para usar sua serra.

– Cortar madeira:

Quando você está cortando madeira com uma serra circular eletrônica ou sem fio, os especialistas sempre sugerem definir a profundidade da lâmina em cerca de ¼ polegadas, porque é muito mais seguro, e há zero chances de vinculação e recuo durante a serra de madeira .

Além disso, não se esqueça de apoiar todo o comprimento da madeira e deixar a peça cortada cair para segurança adicional, além de ter um corte bonito e limpo.

– Como cortar uma linha reta:

Cortar uma linha reta com uma serra circular é bastante fácil; primeiro, você precisa medir o seu quadro com uma fita métrica e marcar uma linha na qual deseja cortar usando um lápis ( você também pode usar uma escala ou um guia para cortar a linha suavemente ). Em seguida, alinhe sua serra com a linha desenhada e ligue a ferramenta. Siga a linha do lápis para cortar diretamente a tábua ou a madeira.

– PVC cortado:

Uma serra circular é a melhor opção para cortar tubos de PVC, especialmente quando você tem muito o que cortar. Não só corta os plásticos com precisão e super rapidez, mas também garante um corte limpo. Para cortar o plástico, comece marcando o local com um lápis. Prenda o tubo em uma superfície sólida ( como uma mesa ou bancada ) e prenda-o firmemente. Depois disso, corte o local estacionado usando sua serra circular recarregável ou elétrica para obter um resultado de corte mais claro e sem esforço.

– Cortar postes de vedação:

Uma serra circular sem fio é uma das melhores opções para cortar postes de vedação, porque não só oferece liberdade de movimento, mas também garante um corte rápido e limpo. Mas, ao cortar suas cercas, você precisa ser criativo – primeiro coloque as postagens no chão e depois as corte para obter um resultado uniforme. Além disso, lembre-se de que uma lâmina circular de 7 cm é muito pequena para cortar os postes de 15 cm e, por esse motivo, pode ser necessário percorrer o mesmo local duas vezes para um corte preciso.

– Como cortar um círculo:

Bem, pode parecer difícil cortar um círculo perfeito com uma serra circular, mas se você souber a técnica certa, seria um pedaço de bolo para você.

Comece colocando a madeira ou o PVC em uma mesa e prenda-o firmemente. Em seguida, marque-o corretamente de acordo com o tamanho do círculo desejado. Primeiro, faça um corte reto perto do círculo marcado para chegar o mais próximo possível – isso facilitaria o corte do círculo. Em seguida, corte a área marcada para obter o círculo perfeito que você está buscando.

– Como esquadrar um tabuleiro:

Se você sabe como cortar uma linha reta, cortar um quadrado a bordo seria extremamente fácil para você. Apenas prenda o quadro em cima da mesa e desenhe um quadrado com uma balança e lápis. Em seguida, com a lâmina do tamanho certo (de acordo com a espessura da sua placa ), corte-a para obter uma forma quadrada.

– Como rasgar placas:

As serras de mesa são a ferramenta perfeita para cortes de rip. Mas, novamente, se você conhece as técnicas corretas, uma serra circular também pode fazer o trabalho. Primeiro, você precisa prender firmemente a serra em uma bancada de serra circular para que a lâmina gire sob a sola ( basicamente transformando-a em uma serra de mesa ). Certifique-se de que a lâmina esteja completamente paralela à plataforma e tenha o tamanho certo da lâmina antes de começar a rasgar a placa de acordo com sua escolha.

– Como cortar 2×4:

Depois de prender a madeira e apoiá-la adequadamente, coloque a lâmina em uma profundidade adequada. Para um corte de 2 × 4, ajuste a lâmina para um ponto em que ela fique de ¼ polegada a 1 polegada abaixo da faixa de madeira. Em seguida, marque o quadro com um lápis de acordo com a demanda de corte e comece a cortá-lo.

Serra circular de segurança:

Ao manusear uma serra circular, algumas das medidas de segurança que você deve ter em mente são:Sempre use óculos de segurança antes de operar uma serra circular.

Nunca se esqueça de usar uma máscara de poeira.
Evite usar roupas largas, cabelos ou jóias que possam ser puxados pela serra.
Fique de lado enquanto corta para evitar quaisquer propinas.
Verifique a ferramenta para garantir que ela funcione corretamente antes de cortar.
Mantenha todos os cabos afastados da área de corte para evitar riscos elétricos.
Nunca se esqueça de desconectar uma serra elétrica e drenar completamente a energia.

Quando usar uma serra circular?

Você usa uma serra circular quando precisa cortar qualquer coisa com rapidez e precisão. Não importa qual seja o material (madeira, madeira compensada ou PVC), com uma serra circular, é muito fácil e sem esforço cortá-las quando você tem o tipo e a profundidade corretos de lâmina.Você pode usar uma serra circular elétrica ou recarregável de acordo com suas necessidades e preferências.Use uma serra circular como serra de mesa:

Mesmo que uma serra circular seja uma ferramenta de corte manual, com os acessórios e a técnica certos, você também pode convertê-la em uma serra de mesa. Para fazer isso, primeiro, você precisa fazer quatro furos na base da serra. Em seguida, com a serra, corte uma folga na mesa e prenda-a firmemente com parafusos do outro lado da parte superior, de modo que apenas a lâmina fique visível da parte superior. Quando terminar, coloque os plugues elétricos e pronto! Você tem uma serra de mesa agora. leo.

Como ajustar uma profundidade de serra circular?

Antes de cortar qualquer objeto, você deve ajustar a profundidade da lâmina para obter um corte preciso e também garantir sua segurança. Para determinar a profundidade da lâmina, primeiro desconecte a serra e segure-a ao lado da placa que deseja cortar. Não se esqueça de recolher a proteção da lâmina.Em seguida, afrouxe o botão de ajuste de profundidade e deixe a lâmina estender cerca de ¼ polegada a ½ polegada abaixo da placa. Quando a lâmina se estender ao tamanho necessário, aperte o botão e você estará pronto.

Como usar uma cerca de corte circular para serra?

Para usar uma cerca de corte, primeiro você precisa ter certeza de que sua serra circular vem com um slot de cerca, localizado na parte frontal da máquina. Nesse caso, basta inserir a guia de corte no slot ( com a ferramenta desligada ), medir o comprimento necessário e prendê-la firmemente para facilitar o uso.

Espero que tenha gostado do artigo, se você quiser saber mais sobre marcenaria continue acompanhando nosso blog, e compartilhe com seus amigos!!

Talves você também se interesse por : Como escolher os melhores tipos de serra