8 ferramentas básicas para iniciar na marcenaria

 

 

 

 

 

As ferramentas básicas para trabalhar madeira são diferentes das ferramentas iniciantes para trabalhar madeira. Por um lado, não gosto de usar a palavra “iniciante”, a menos que esteja usando com precisão. Não é um rótulo muito útil, na minha opinião, porque implica que há etapas claras e hierárquicas no seu crescimento como marceneiro. Quem quer voltar para a escola durante seu valioso tempo de compras? Por isso, só uso a palavra “iniciante” quando falo sobre alguém que toca na ferramenta para trabalhar madeira pela primeira vez.

“Básico”, por outro lado, é uma palavra que permite crescimento – e é exatamente isso que você deseja no seu kit de ferramentas para trabalhar madeira. Você deseja levar o mesmo kit consigo por muitos anos no ofício. Com minha lista básica de ferramentas para trabalhar madeira, eu queria fornecer um conjunto principal de ferramentas que o servirá bem de projeto para projeto. Atualmente, estou especialmente preocupado com a transição para a fabricação de móveis de madeira, em vez de caixas de madeira compensada de vários tamanhos. Essa é a transição que estou fazendo agora no meu próprio trabalho!

A outra coisa crucial que me preocupa é ter ferramentas que me permitam trabalhar eficientemente com madeira cortada ou recuperada, porque preciso economizar dinheiro em materiais. Pagar o preço total por muitos pés de prancha de material macio e dimensionado é uma maneira bastante rápida de quebrar – ou pelo menos perder o seu amor pela madeira.

Note que não estou reinventando a roda com esta lista. Estou emprestado pesadamente da lista “Eu posso fazer isso” da Popular Woodworking Magazine de anos atrás. Refinei essa lista para se adequar ao meu estilo e, novamente, levar em conta o uso de madeira serrada.

Minha lista básica de ferramentas para trabalhar madeira – Foco em móveis

1. Serra circular, para dimensionamento aproximado (especialmente cortes longos). Se você tem uma boa serra de mesa, é ainda melhor, porque é claro que você pode usar uma serra de mesa para todos os tipos de trabalhos de marcenaria – não apenas para o dimensionamento.

2. Serras manuais. Essas são as ferramentas que eu uso para cortar, endireitar bordas e tábuas até a largura final.

3. Serra tico-tico, para cortar curvas. Também é bom ter uma serra para lidar com trabalhos detalhados.

4. Esquadros e fita métrica, juntamente com lápis, uma faca e um furador para marcação.

5. Uma furadeira elétrica ou duas e brocas, conforme necessário.

6. Limas,  uma lixadeira orbital, e uma plana.  Estes são os mínimos para suavizar todas as superfícies do trabalho final e executá-lo com eficiência.

7. Formões e um martelo de madeira.

8. Um martelo e algumas chaves de fenda.